A San Juan aplica em suas obras as práticas do Lean Construction, criando sistemas de produção que minimizam o desperdício de materiais, tempo e esforço a fim de gerar o melhor desempenho na execução do empreendimento.

Este sistema foi desenvolvido no ano de 1994, através de um grupo internacional de pesquisa que busca aplicar em canteiros de obra o mesmo modelo de gestão da produção em série adotado pela Toyota, na indústria de manufatura automobilística do Japão.

Esse modelo, focado na melhoria da produtividade, se tornou um novo paradigma para as melhores empresas de construção ao redor do mundo. Está baseado na busca sistemática de reduzir o impacto, no sistema produtivo, de todas as atividades que não agregam Valor ao produto final.

No caso da Construção Civil, o sistema Lean Construction evita atrasos de obra e otimiza os custos. Isso se dá em função da continuidade dos processos de execução de obra e logística feitos pela correta gestão contínua da produção. O sistema não visa somente a velocidade dos serviços mas também a sequencia ininterrupta destes.

Assim, em uma obra que adota o modelo definido pelos princípios e técnicas da Lean Construction, a estabilização do ambiente de produção, através de controles contínuos sobre os fluxos de cada processo, permite garantir riscos menores de atraso, e com certeza, possibilidades de gestão de custos dentro das premissas assumidas em cada projeto.